Casablanca Models Casablanca Models

Blog

Agencias de Modelos: Desfile de moda

A agencia tem como papel principal, escolher os melhores rostos que irão representar determinada marca para mostrar ao público suas peças, e isso afeta diretamente o trabalho  dos estilistas, que normalmente criam em cima de um tema especifico.

Para o publico que aprecia aqueles minutos na passarela nem imagina o tamanho do esforço que esta por trás disso tudo. A harmonia entre todas as áreas que estão envolvidas no evento é fundamental para que ele realmente seja um sucesso.

Para saber escolher a melhor agência de modelos para desfiles de estilistas, é necessário entender muito bem como funciona essas empresas, que irão funcionar como intermediadoras entre modelos e empresas.

Selecionamos algumas dicas deste processo:

Idoneidade da agência

Fazer uma busca prévia sobre a agência escolhida e saber a sua idoneidade junto aos clientes também é muito importante. Uma dica é conhecer outros clientes, e saber o que eles pensaram em trabalhar com aquela instituição, nesse caso, até mesmo os depoimentos encontrados no portal ou redes da agência contam. Também é importante fazer uma pesquisa sobre o perfil dos modelos que estão ligados a ela, pois, como mencionado anteriormente, ele precisa estar ligado ao lifestyle da marca, pois é fundamental que o público ou comprador, se sinta representado de alguma maneira, lógico, mesmo tendo um tipo físico bem diferente das mulheres ou homens “reais”.

Casting

Em nosso blog já falamos um pouco sobre casting, mas é fundamental lembrar que os modelos escolhidos irão ser os “embaixadores” da marca naquele curto momento dos desfiles, logo eles precisam ser escolhidos com muito cuidado, e necessitam estar dentro do perfil solicitado pelo estilista, portanto, uma boa agência precisa ter uma variedade de perfis e modelos presentes em seu casting para que possam mostrar ao cliente o maior número possível de opções, porém, todos dentro do perfil pedido durante um primeiro contato. Dessa maneira o estilista irá se sentir seguro, tendo a certeza que a sua coleção estará muito bem representada durante esse processo.

Encontros pessoalmente

O primeiro contato entre a marca e as modelos é feito através de fotos, mas durante o desfile, outros fatores também contam, as modelos precisam saber andar e desfilar de maneira que possa mostrar todos os atributos da peça, logo, é fundamental ter um contato mais pessoal com a modelo, e a agência precisa promover esse encontro em um dia e horário pré-determinado. Geralmente esse encontro acontece no próprio escritório da agência, por esse motivo é necessário ter cuidado também com a localização.

Converse com o booker

O trabalho desse profissional consiste em mostrar aos clientes (empresas e estilistas) as novas contratadas nas agências, afinal, ele é a pessoa que irá direcionar a carreira dos modelos que fazem parte do casting, em outras palavras, ele identifica o perfil de cada um deles, e passa a direcionar a melhor área, se ele é perfeito para passarela, modelo fotográfico e também qual o tipo de roupa que fica melhor. Um bom exemplo sobre como esse profissional atua, as meninas mais novas e magras geralmente são voltadas para a passarela, já aquelas com maior desenvoltura são direcionadas para comerciais, pois ficam melhores em vídeos, por exemplo, então, cada uma dessas profissionais precisam ser muito bem direcionadas.

 Personalidades

As agências costumam separar as suas agenciadas em estilos, existe aquelas mais andrógenas, as mais românticas, roqueiras, etc. e essa personalidade interfere diretamente no resultado final do desfile, pois como dito anteriormente, as clientes e jornalistas que cobrem o desfile precisam de alguma maneira identificar as pessoas que irão usar as peças fora das passarelas.

Conheça o seu público

O objetivo de todo desfile é fazer com que as peças criadas pelos estilistas se tornem conhecidas e que agradem as suas clientes, então, conhecer muito bem esse público, e saber o que ele procura, ajuda bastante a escolher a agência de modelos, pois ela poderá mostrar exatamente o que você procura, ou seja, mesmo querendo fazer uma grande festa, o real objetivo do estilista é agradar as suas clientes e despertar nela, e nele, o desejo de consumir as suas peças, então, para não errar nunca nesse objetivo, é muito importante conhecer quem é esse consumidor.

O perfil da marca deve ser literalmente ligado ao perfil da agencia, ela precisa apresentar sempre os modelos que tenham o perfil que o estilista procura. Isso é somente o pré-requisito para que realmente seja um sucesso. O cliente final precisa sentir que faz parte daquele Lifestyle proposto pela marca, mesmo que fisicamente esses modelos sejam diferentes da maioria das pessoas, mas algo neles precisa estar alinhado com os consumidores.

desfiledemoda

Leave a Reply

Your email address will not be published.